Por que meus netos são assim?
- Carol Brazil

- 18 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de set.
Um convite à serenidade diante de um mundo que já não é o mesmo Você se lembra do que seus avós diziam sobre sua geração? Quais eram os medos deles? Talvez não... Mas certamente você poderia listar muitos medos que sente hoje em relação à geração de seus netos... talvez até entenda que a sua tarefa é protegê-los dos perigos invisíveis... Porém, talvez a tarefa da sua geração — agora — seja outra: ser abrigo em um tempo instável. Ser porto seguro, mesmo sem saber exatamente para onde o mundo vai.
Enquanto você convive com seus netos, também lida com o próprio envelhecimento — e tudo o que ele vai implicando no seu dia a dia. As coisas que você gostava no mundo talvez não sejam mais valorizadas da mesma forma, e isso pode gerar nostalgia… até uma sensação de desencaixe.
Mas você já atravessou muitas mudanças e sobreviveu, não é? Seus netos também vão — e será muito mais fácil se puderem contar com você como aliado(a).
Aqui vão duas ideias simples — mas potentes — que podem ajudar: 1 | Escute com respeito
Você não precisa concordar com tudo, mas ouvir com atenção e sem julgamentos abre caminhos. Pergunte antes de ensinar: um “me explica isso melhor?” pode aproximar mais do que qualquer conselho.
2 | Dê tempo ao tempo
Seus netos ainda vão descobrir, pelas próprias experiências, que você tinha razão em algumas coisas. E talvez você também perceba, com o tempo, que eles tinham razão em outras.
Considere também que o tempo passa diferente entre vocês — por causa das rotinas. Talvez eles sintam que se comunicam com frequência, enquanto você gostaria que as ligações ou visitas fossem mais constantes. Transforme cada conversa em um momento leve, sem cobranças.
Cada geração tem seus próprios desafios. Mas a relação entre avós e netos pode atravessar diferenças — desde que haja respeito dos dois lados. E, sempre que faltar resposta, ofereça amor.
Autora: Carol Brazil
_______________________________________________________________________________________________ FOLHA DA CAPIVARA
Edição nº 09/3 Julho de 2025
Esta folha é uma iniciativa independente, sem vínculos comerciais, religiosos ou políticos.
Se essa mensagem te tocou, que tal repassar ou conversar sobre ela com alguém?
Para comentários, sugestões ou contato: capivara@carolbrazil.com
.png)

Comentários