top of page
  • Foto do escritorLa Vero

Música: Rodo Cotidiano -- O Rappa

Atualizado: 30 de mai. de 2022


“Rodo cotidiano” é uma música da banda brasileira O Rappa que se encontra dentro do “Silêncio q precede o esporro”, quinto álbum, lançado em 2003.

A banda é conhecida por suas letras repletas de denúncias políticas e sociais e “rodo cotidiano” é uma dessas. A canção fala da vida cotidiana de um trabalhador brasileiro qualquer, “my brother”, que todos os dias pega o transporte público para ir trabalhar (não se anda por onde gosta, mas por aqui não tem jeito, todo mundo se encosta). A batalha começa ao entrar nos ônibus ou metrôs disputados por uma multidão enlatada (espaço é curto, quase um curral). Durante essa viagem você pode perceber o que as pessoas estão passando, pode ouvir as trocas de ideias entre elas porque nunca tem silêncio (a ideia subia solta) -- e de fato não existe um transporte público silencioso kkkk, -- pode olhar os estilos de roupas diferentes (subia manga amarrotada social), pode sentir os cheiros dos alimentos colocados nas marmitas que os trabalhadores levam para almoçar (na mochila amassada, uma quentinha abafada) e ver pessoas bonitas entrando e saindo mesmo que nunca vá saber o nome delas (ela some ela no ralo de gente, ela é linda mas não tem nome, é comum e é normal).

Existe também a gíria "vou te dar um rodo" que significa derrubar alguém e, nesse sentido, podemos quase dizer que o cotidiano te derruba porque tira energia e tempo de nós.

Gostei dessa música porque, apesar de trazer uma narração do cotidiano brasileiro, acho que se encaixa muito bem No cotidiano de qualquer lugar do mundo. Eu tenho sorte porque moro numa cidade pequena e trabalho perto de casa, assim não preciso pegar o transporte público para ir trabalhar, mas conheço muitas pessoas que sofrem com essa situação e contam histórias bem parecidas à canção.

E agora, bora escutar a música ao vivo? https://www.youtube.com/watch?v=xw4tMCHIZaQ

Quer conhecer a história da banda? Veja aqui: https://www.youtube.com/watch?v=owvFsVuhxv0

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page