A sublime e fina arte de planejar


3, 2, 1... RESPIRA FUNDO. Você está para começar uma viagem dentro da fina arte de planejar as férias. Viajar é uma das atividades que me faz estar bem, que me permite viver experiências autênticas e que deixa lembranças inesquecíveis. Além disso, planejar e organizar tudo dá muito trabalho e muito estresse também. Agora eu sei que alguém poderia dizer “Mas Vero, relaxa, você tem a oportunidade de viajar, não se preocupe com nada que tudo vai dar certo.” Meus queridos, infelizmente não sou da vibe “relax &desorganização”, eu não quero deixar tudo para última hora, mesmo sabendo que a perfeição é impossível porque existem os imprevistos.


Por um lado eu gosto muito de planejar 📝 e de fato os amigos me chamam de Vero Travel porque todas as vezes que é preciso organizar algo, eu fico como responsável, aquela que idealiza, que programa, que sugere... por outro gosto de ser surpreendida pelos eventos também. Isto quer dizer que não quero ter um roteiro apertado, mas deixo espaços livres e abertos a tudo que é inesperado.


Antes de mais nada, se o seu sonho é viajar, precisa economizar dinheiro, porque é muito belo sonhar a próxima meta (e cuidado com os sonhos porque podem se tornar um pesadelo kkkk), mas se você não tiver 💸 suficiente, como vai dar tudo certo? Economizar dinheiro significa eliminar o desnecessário, cortando o supérfluo e tendo controle dos gastos.

Começou a economizar já? Muito bem, está no caminho certo, então vamos para a escolha do destino 🤔... Escolher o destino não é nada simples, há muitas variáveis que precisam ser consideradas, por exemplo, a situação sócio-política do país, segurança, condições climáticas, transporte, custo de vida... a melhor forma de adquirir conhecimento é ler notícias recentes, buscar pela net artigos ou reportagens e, quando estiver com certeza, comprar um guia turístico – o que vai ajudar na hora de montar um roteiro. Ao meu ver é muito importante estudar um pouco sobre a história e os hábitos do país porque não adianta ter dinheiro para viajar se você não respeita a cultura do país no qual se presta a viajar.


Quando tiver informações suficientes é bom dar uma olhada no preço do 🛩 – nota-se que isso é um dos principais custos - e definir um orçamento total para a viagem porque isso irá te ajudar na definição do roteiro (dias úteis e lugares escolhidos).

Não existe uma regra definida para comprar passagens aéreas... Antes de proceder pode ser útil colher dados sobre o andamento do preço e, com Google Flight, dá pra ver bem, portanto a minha dica é: se pra você o preço é bom, compre. Se o preço se encaixar no que você pensou, é a hora certa para comprar.


A partir de agora, com as passagens na mão, você está pronto para mergulhar no montar o roteiro, escolher as hospedagens (booking.com é um site que uso muito), como se deslocar (precisa alugar um 🚗? Dá pra se locomover com transporte público?), o que ver/fazer e o que irá experimentar da culinária 🍽.



Antes de concluir o artigo, queria compartilhar com vocês uma experiência de viagem planejada com 6 meses de antecedência. Foi a primeira vez num país asiático e foi quando me apaixonei pela Ásia ➡ 20 dias no Japão na época da cerejeira em flor, espetáculo fascinante para os olhos e a alma.


O Japão ⛩ não é um destino econômico, mas pode confiar que têm muitas opções para não gastar muito dinheiro e aproveitar os dias de férias. Por exemplo, os transportes são eficientes e, como o preço do Japan Rail Pass era caro, eu optei por me deslocar de noite utilizando a companhia de ônibus Willer Express.



Comprei todas as passagens com antecedência, desfrutando das excelentes promoções, assim economizei também na hospedagem, porque dormi no 🚌.

Escolhi dormir no Ryokans, que são acomodações tradicionais japonesas, geralmente com banheiros compartilhados. A experiência vivida aqui vai além do simples hospedar-se, você entra intimamente na cultura deles. Adorei!



A culinária é fantástica também. O Japão não é só sushi 🍣... é muito mais! Veja aqui!





📍Enfim o roteiro 🗺:

- Tokyo

- Nikko

- Hakone/M.Fuji

- Kyoto

- Nara

- Hiroshima

- Myajima

- Osaka

- Tokyo


“ O mundo é como um livro e quem não viaja lê somente a primeira página “

Santo Agostinho

Quer mais dicas detalhadas sobre como planejar uma viagem do zero? Acesse aqui https://www.melhoresdestinos.com.br/como-planejar-uma-viagem.html e https://www.mapadeviajante.com.br/como-planejar-uma-viagem-do-zero/


Um beijo grande e até a próxima aventura!


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo