top of page

Como solicitar a naturalização brasileira ordinária?

Nós já comentamos anteriormente sobre o que é a naturalização e sobre como ela se relaciona com a comprovação de que você fala português. Desta vez, vamos explicar qual é o processo para fazer a solicitação de sua naturalização ordinária! Vamos lá?


Como era feito antes (até novembro de 2020):

COMO É FEITO AGORA? É isso que vamos aprender hoje!

O pedido de Naturalização Ordinária deve ser apresentado por meio digital, pelo sistema Naturalizar-se. Para isso, os interessados poderão acessar a plataforma, preencher o formulário de solicitação e realizar o upload dos documentos necessários à instrução do seu pedido.

  • Caso ainda não tenha pedido e deseje iniciar seu processo de naturalização, clique aqui.

  • Caso já possua algum pedido em andamento e deseje acompanhar o processo, clique aqui.

ATENÇÃO: Caso já tenha um pedido de naturalização em andamento, informamos que NÃO deve ser feito novo pedido pela plataforma Naturalizar-se, pois este procedimento será identificado como duplicidade, será cancelado e atrasará a análise de seu primeiro processo.


O que é o naturalizar-se?


O Naturalizar-se é o sistema de tramitação de processos de naturalização no Brasil. Por meio da plataforma, o solicitante registra suas informações, preenche o formulário de solicitação de naturalização de acordo com a opção selecionada (ordinária, extraordinária, provisória ou definitiva) e recebe notificações.

Assim é a plataforma manuseada por todos os atores que participam de alguma etapa do processo de solicitação: solicitantes de naturalização, Polícia Federal e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Desde novembro de 2020 o sistema é o meio exclusivo para solicitações de pedidos, acompanhamento do andamento e complementação dos dados.

 

Principais dúvidas e soluções:


Quanto custa para solicitar a naturalização? Nada, é um serviço gratuito

Como acompanhar o meu processo?

O acompanhamento do andamento do seu processo de naturalização é por meio da mesma plataforma: Naturalizar-se.

- Faça login e acesse o menu 'MINHAS SOLICITAÇÕES'.

- 'VER' (quando o processo está em análise) ou 'RESPONDER' (quando o processo foi devolvido ao solicitante para alguma complementação)

Todas as comunicações também são encaminhadas ao e-mail cadastrado no portal!


Como/ quando vou saber o resultado? Todo o processo dura cerca de 180 dias. Os resultados são publicados no Diário Oficial da União, na pllataforma naturalizar-se e também em seu e-mail.

Ainda tenho dúvidas/ perguntas ou questões para esclarecer, com quem posso falar? A comunicação acontecerá pelo e-mail naturalizarse@mj.gov.br para dúvidas sobre o sistema, ou para outras demandas caso a sua dúvida não tenha sido solucionada aqui.

Enfim... conta para a gente nos comentários como está o seu processo. Desde já, desejamos muito sucesso aos nossos estudantes e a toda a nossa comunidade.

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page