Responsabilidade ambiental: nosso canudinho é sustentável?

Atualizado: 28 de abr.



Esta questão traz à tona um assunto de importância global. O canudo de plástico, que se usa só por uns quatro minutos, prejudica notavelmente o meio ambiente por um milênio, poluindo as águas e entrando, assim, na cadeia alimentar dos seres vivos e de nós mesmos.

O canudinho, nosso acompanhante contínuo quando queremos beber água de coco, refrigerantes, suco ou caipirinha, faz parte do cotidiano, de nossos hábitos para tomar bebidas. Quantas vezes por semana você usa um canudo? De que material ele é? Você pode pegar, sem pensar, um de plástico, talvez algum canudo biodegradável caso esteja disponível no local, talvez você tenha o seu canudo pessoal ou talvez ainda desista do canudinho e somente use o copo... Em muitos casos, você pode escolher entre essas opções pensando no impacto de suas ações sobre a natureza.


Os peixinhos ou as tartarugas, por exemplo, não podem escolher, dependem do ecossistema onde vivem. Estima-se que 90% das espécies marinhas tenham ingerido produtos de plástico em algum momento. Presente nas praias, o canudo de plástico também é fonte de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico, que já está presente nos alimentos, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro. Sabe-se que o canudinho de plástico representa 4% de todo o lixo plástico do mundo, e por ser feito de polipropileno e poliestireno não é biodegradável podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente.

Em consequência disso, é urgente que você desplastifique também. O canudo é o maior desafio por ser o primeiro passo de uma grande mudança. Se conseguirmos renunciar ao uso de todos aqueles produtos de plástico usados uma só vez (os descartáveis), podemos contribuir consideravelmente para proteger o meio ambiente.

Na verdade, existem várias alternativas ao canudinho de plástico: canudos reutilizáveis, biodegradáveis ou duráveis e de diferentes materiais, tais como: papel, vidro, bambu, metal... ou, simplesmente, use um copo não descartável. Cada alternativa tem os prós e contras, porém todas elas são menos nocivas que o canudo de plástico.

Portanto, na próxima visita a seu boteco preferido, peça um canudo de papel ou de vidro para tomar sua bebida sem culpa. Participe da desplastificação da nossa terra, dando um pequeno passo, mas com efeito sustentável. Trocar o canudinho de plástico por uma alternativa reciclável e vantajosa faz a diferença para todos nós. Então, seja mais responsável pelo meio ambiente.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo